Translate this blog

31 de julho de 2012

Fórum Romano

Foto: Nara Franco
Saindo do Coliseu é hora de continuar conhecendo a Roma Antiga e suas ruínas. Pegue o lado esquerdo rumo a Piazza del Colosseo e aprecie o Arco di Constantino. O arco celebra a vitória do primeiro imperador cristão sobre o imperador Maxêncio. É uma colagem de elementos pagãos extraídos de vários monumentos antigos.  É cercado por uma grade que fica fechada. Mas a visão que se tem do arco é essa ao lado. Mas sempre vale dar uma volta nele e conferir os detalhes da construção.

Um pouco de história: no ano de 312 o imperador Constantino, cuja mãe era cristã, sonhou com uma vitória sob o sinal de uma cruz e acabou por derrotar Maxêncio na Ponte Mílvio. Em seguida, ele declarou o cristianismo a religião oficial do império. 

Visto o Arco, hora de conhecer o Fórum Romano. Prepare-se para caminhar e capriche no sapato confortável. Na área não há muitos bares ou cafés. Portanto, compre água e algo de comer nos caminhões de "bebiti gelati" espalhados pelo local. Ou leve seu lanchinho na mochila. No verão prefira a manhã ou o fim da tarde pois o sol castiga. Mas nada que um chapéu ou boné resolvam. 

O Fórum hoje é um amontoado de ruínas e o ponto fraco do local é justamente a informação. Não há placas indicando o que você está vendo ou para onde você está indo. Isso é bem ruim para quem não está com um guia na mão e uma falha grave em se tratando de um dos principais pontos turísticos da cidade. 

O Fórum já foi símbolo do orgulho cívico romano durante mil anos. No início, há mais de 3 mil anos era apenas um cemitério. Aos poucos foi crescendo e ganhando poder. Quando a área foi drenada em 6 A.C o Fórum passou a ter um papel central na República. 

É formado pelo Arco de Sétimo Severo, Templo de Vesta e Casa das Virgens Vestais, a Cúria, Templo de Castor e Pólux, Basílica de Maxêncio e Constantino, Templo de Vespasiano, a Via Sacra, o Templo de Saturno e o Templo de Antonino e Faustina

Foto: Nara Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!