Translate this blog

23 de julho de 2012

Pantheon II

O Pantheon romano foi o primeiro prédio histórico da capital italiana que me tirou o fôlego. Também conhecido como Panteão de Agripa, é o único edifício construído na época greco-romana que, atualmente, se encontra em perfeito estado de conservação.

Quando o imperador bizantino Focas deu um templo pagão ao papa Bonifácio 4 no ano de 608, sem querer garantiu que esta maravilha da Roma Antiga fosse preservada como a igreja cristã de Santa Maria dos Mártires. A entrada é gratuita e em alta temporada você terá de dividir espaco com muita gente. Ele está no meio da Piazza della Rotonda e logo a sua frente, para variar um pouco, há uma fonte, a Fonte do Pantheon. Giacomo della Porta desenhou a base da fonte esculpido por Leonardo Sormani em 1575. Esse local é cercado por bares e restaurantes do tipo "pega turista". Só recomendo sentar em um deles se voce estiver muito cansado. Procure sempre para comer os locais entre os becos e vielas dessas grandes piazzas. Sempre são mais interessantes.

Foto: Nara Franco
Voltando um pouco à história, o prédio original foi construído em 27 A.C e destruído por um incêndio em 80 D.C., sendo totalmente reconstruído no ano de 125 durante o reinado do imperador Adriano. Diz a lenda que o prédio atual nasceu do desejo deste imperador de fundar um templo dedicado a todos os deuses, num gesto que abarcasse os novos povos sob a dominação do Império Romano.

Apesar do grande número de turistas deve-se fazer silencio no local. O Pantheon merece ser apreciado pela sua grandeza e beleza. O edifício tem um pórtico com três filas de colunas (8 colunas na fila frontal, 16 ao todo). Sao todas originais, exceto as tres da esquerda que datam do seculo 17. Lá dentro, da base da rotunda até ao óculo, são 43 metros - a mesma medida do raio do círculo da base - o que significa que o espaço da cúpula se inscreve no interior de um cubo imaginário.

Aproveite um dia de chuva para ir ao Pantheon ver a água cair pelo óculo, espalhar-se no piso de mármore e escorrer pelas canaletas. Nele, entra a luz que ilumina o local, que por dentro é bem um pouco escuro. No entanto, é permitido fotografar. Admire ainda a cúpula, a mais larga feita de tijolos de toda a Europa. As paredes, com 6,2 metros de ESPESSURA, têm arcos internos de tijolos que ajudam a distribuir o peso do teto e a diminuir a pressao sobre elas.

Mas o Pantheon não é famoso apenas por sua arquitetura. Ali estao enterrados os pintores Rafael e Annibale Carracci , o arquiteto Baldassare Peruzzi, além de dois reis da Itália: Vítor Emanuel II e Humberto I. Nao é preciso dizer que os túmulos reais têm toda pompa que um monarca merece.

Detalhe da Fonte em frente
ao Pantheon
A região tem outras atrações importantes da cidade. A igreja de Santa Maria sopra Minerva (única igreja gótica de Roma); a Galleria Doria Pamphilj (na Via del Corso 305); Ara Pacis; a igreja de Sant'Ignazio di Loyola; as colunas de Marco Aurelio; o Mausoléu de Augusto; a Piaza di Sant'Ignacio; o Obelisco do Elefante e a Piazza della Rotonda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!