Translate this blog

2 de julho de 2012

Princesinha do mar

Promessa é dívida e cá estou para falar das belezas do Rio de Janeiro, cidade em que vivo há mais de 30 anos. Nasci em Salvador, mas pequena vim para o Rio e por essa cidade me apaixonei. Mesmo com todas as mazelas, o Rio é uma cidade única e o título de Patrimônio da Humanidade é um reconhecimento merecido a sua beleza. Pois bem: se voce está no Rio ou pretende vir para cá, com certeza dará um passeio por Copacabana. O bairro onde moram 150 mil pessoas, em sua maioria idosos, é de fato o purgatório da beleza e do caos como cantou Fausto Fawcett. Minha dica é que num belo dia de sol voce dê um passeio pela orla. O calçadão, idéia do genial Burle marxista, é um marco da cidade, mas repare no visual alèm mar. São 4km do Forte de Copacabana ao Forte do Leme. De manhã cedo, aprecie os corredores, os jogadores de frescobol (esporte inventado em Copacabana), os ginastas da terceira idade, os pescadores, nadadores .... 

Tire uma foto com Carlos Drummond de Andrade e Dorival Caymmi. Duas estátuas que marcam presença na orla e atraem muitos turistas. Sente na pracinha no Posto 6 na Colônia de Pescadores e aprecie o vai e vem quieto do mar, que no posto 6 é como piscina. Não aconselho um passeio à noite pois perde-se no visual e a quantidade de gente correndo, andando e vendendo coisas torna o passeio meio chato. Aproveite a manhã e tome café na Confeitaria Colombo que fica dentro do Forte. 

                                   

Paga-se para entrar no Forte. A área é militar portanto é preciso respeitar algumas regras. Uma delas é não sentar na mureta que dá para um dos visuais mais bonitos do Rio. Dali vê-se toda a praia. Pegue uma mesa do lado de fora, algo impossível nos fins de semana. Mas, mesmo se voce sentar dentro do restaurante, o passeio já valeu, já que a casa oferece um cardápio excelente e variado de sanduíches, saladas, salgadinhos, entre outros. As porções da confeitaria são generosas e a comida é deliciosa. Aproveite e veja os surfistas em alto mar, quase na divisa entre Copa e Ipanema em busca de ondas. 

Depois do café, conheça o Forte e a história do levante dos 18 do Forte no museu que se encontra ao fim do forte, dentro de uma pedra, que vista de fora parece mais uma das muitas pedras da orla carioca. Pra criançada o passeio é ótimo. Suba na pedra e aprecie a divisa entre Copa e Ipanema. Veja a Pedra do Arpoador por um outro ângulo e tire muitas, muitas fotos.

                                              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!