Translate this blog

27 de julho de 2012

A Piazza Navona

A Piazza Navona é uma das principais praças da cidade de Roma, um ponto de encontro para um um bom drink, apreciar artesanato e passar o tempo. A forma da praça assemelha-se à dos antigos estádios da Roma Antiga, seguindo a planificação do Estádio de Domiciano. Chama-se Navona desde os tempos do Imperador Domiciano. Corresponde à corruptela da forma posterior in agone, depois nagone e finalmente navone. 

Detalhe da Fontana dei Quattro Fiumi
Foto: Nara Franco
A Navona passou de fato a caracterizar-se como praça nos últimos anos do século XV, quando o mercado da cidade foi transferido do Capitólio para este local. Foi remodelada para um estilo monumental por vontade do Papa Inocêncio X. Sofreu intervenções de Gian Lorenzo Bernini (a famosa Fontana dei Quattro Fiumi ao centro); de Francesco Borromini e Girolamo Gainaldi (a igreja de Sant'Agnese in Agone); e de Pietro de Cortona, que pintou a galeria no Palácio Pamphilj, sede da embaixada do Brasil desde 1920.  

A praça dispõe ainda duas outras fontes esculpidas por Giacomo della Porta - a Fontana di Nettuno (1574), na área norte da praça, e a Fontana del Moro (1576), na área sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!