Translate this blog

2 de agosto de 2012

Fórum Romano II

Mas Narinha ... vale a pena gastar tanto tempo percorrendo ruínas, um monte de pedras velhas em plena Roma?

Depende do objetivo do seu passeio. Sempre gosto de destacar aqui que meus roteiros são dicas de uma pessoa que não gosta muito de shopping, evita compras e adora meter o bedelho na cultura local. Mas essa sou eu, né? De fato, conhecer o que os romanos chamam de "Roma Antiga" demana tempo e pernas. É o tipo de passeio para quem gosta de cultura, de história, do passado. Não há muito para ser ver, mas bastante material para refletir. 

O Fórum Romano (em latim: Forum Romanum, italiano: Foro Romano) é um fórum retangular (praça), circundado pelas ruínas de importantes prédios públicos antigos. Foi durante séculos o centro da vida pública romana: por ali passaram cortejos triunfais, foram feitos discursos públicos, debatidos processos penais... 

Foto: Nara Franco
Localizado no pequeno vale entre os montes Palatino e Capitolino, o Fórum é hoje uma ruína de fragmentos de arquitetura intermitentes e escavações arqueológicas. Muitas das estruturas mais antigas e importantes da cidade antiga foram localizados dentro ou perto do Fórum.  

Os primeiros santuários do reino romano e templos foram localizados na borda sudeste. Estes incluíram a antiga residência real, a Regia (século 8 aC), e o Templo de Vesta (7 º século aC), bem como o complexo em torno das Virgens Vestais (todos foram reconstruídos após a ascensão da Roma imperial).
Outros santuários arcaicos para o noroeste, como a Urbis Umbigo e a Vulcanal (Santuário de Vulcano), desenvolvido em Comitium formal da República (área de montagem). Este é o lugar onde o governo do Senado, bem como republicano começou.

Ao contrário dos fóruns construídos mais tarde na cidade, o Fórum Romano desenvolveu-se gradualmente ao longo de muitos séculos. Sua dimensão longa foi orientada para o noroeste e se estendia desde o sopé da colina do Capitólio. Originalmente, o terreno do Fórum era pantanoso e foi drenado pelos Tarquínios com a Cloaca Maxima.

Senti falta de todas essas informações durante o passeio, mas adorei conhecer esse pedacinho da história da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!