Translate this blog

18 de julho de 2012

Caffè Rosati

Bateu a fome na Piazza del Popolo? Do lado esquerdo da praça há o Caffè Rosati, fundado em 1922 por dois dos irmãos Rosati. Um terceiro, ainda vivo, administra a filial do café na Via Veneto. Tomar um drink no Rosati é uma tradição romana: sentar nas mesas do lado de fora e apreciar o vai e vem de vespas tão característico da cidade. 

Foto: Nara Franco
Em julho, a quantidade de turistas é considerável e não se cobra taxa extra para sentar do lado de fora. Mas o pedido por uma mesa ao ar livre vem logo seguido por uma pergunta: "food"? Ou seja, tradicional mas de olho no movimento. 

Foi reduto dos intelectuais da esquerda e, ironicamente, é mais refinado que o Caffè Canova, "rival" localizado do outro lado da praça e de aspecto mais simples mesmo. Escolhi o Rosati mais pela sombra do que pelo cardápio. O Canova, que era reduto do pessoal da direita, estava com a parte externa toda no sol e, como os italianos desconhecem o ar-condicionado, fui para o Rosati. Ali, bebi uma cerveja Nastro Azzurro enorme e em temperatura fresca. Mas estava gostosa. Por conta do calor também, escolhi um carpaccio. Afinal, estava na Itália e tinha que provar um "modelo" original do prato. Sem pão, com um azeite divino, pedaços de queijo de derreter na boca e uma carne finíssima. Uma delícia. Por fim, um "espresso". Sem adoçante porque isso é coisa rara em Roma. A continha saiu por uns 20 euros. De barriga cheia, hora de partir. Uma dica: a gorjeta em Roma é de 10% e é paga à parte.  

Onde:
Caffè Rosati - Piazza del Popolo 4-5 
Caffè Canova - Piazza del Popolo 16-17 
Para chegar lá: estação Flamino (metrô)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!