Translate this blog

11 de julho de 2012

Rio de Janeiro em dois dias

A partir de amanhã começarei uma nova aventura mundo afora. Mas antes de atravessar o Atlântico vou fechar meus posts sobre o Rio de Janeiro com um roteiro bem básico para quem quiser passar um fim de semana na cidade.

Chegando sexta-feira à noite, dê um pulo ao teatro. Compre com antecedência pela Internet. A opção é o Shopping da Gávea, um pólo teatral da cidade. De lá, vá andando ao Baixo Gávea, na Praça Santos Dummont e tome um chope no Braseiro da Gávea. Se estiver num clima mais intimista, mais adiante siga para o Sushimar ou Guimas (esse um pouco mais caro). 

Não há estações de metrô na Gávea, mas a oferta de táxi e ônibus é variada. A passagem de ônibus custa R$ 2,75 e paga-se no coletivo mesmo. 

Se o sábado for de sol, dê um pulo na praia de Ipanema. Se quiser badalação, vá para o Posto 9, em frente ao Coqueirão. Não tem erro. É o maior coqueiro da orla. O espaço por lá é raro, mas o desfile de corpos bonitos vale o aperto. A maconha no local é liberada e não se assuste com o vai e vem de baseados. O clime é de paz total. Há também a barraca do PQD no Arpoador e a opção de sentar na orla nas mesas do restaurante Azul Marinho e curtir a vista do morro Dois Irmãos, uma das mais bonitas do Rio. Se o estilo da visita for LGBT, siga para a Farme de Amoeda e se junte às inúmeras bandeiras do Arco Íris que marcam o território gay da praia. 

Uma dica: a praia de Ipanema é uma das áreas mais democráticas da cidade. Vê-se farofeiros, artistas, maconheiros, gays, famílias, jogadores de vôlei .. todos convivendo em paz. Nada de briga. 

Hora do almoço?

Em Ipaema temos o luxo e o lixo. Você escolhe. Pode ser o tradicionalíssimo Gula Gula e suas divinas saladas ou o Itahy e suas vastas porções batata-frita, arroz, farofa e galeto. Tudo baratinho. Bateu o soninho? Vá descansar no hotel para se preparar para a noite, que pode ser um jantar no caríssimo Sushi Leblon ou no descolado Quadrucci, ambos na Dias Ferreira, no Leblon.  Ou uma cena alternativa na Fosfobox, em Copacabana.

No domingo, dia da preguiça, caminhe por dois cenários da cidade. Pode ser a Lagoa Rodrigo de Freitas. Alugue uma das bicicletas nos totens Bike Rio e dê uma volta pelos 7km do local, que é lindo. Beba uma água de coco, sente na grama, tire os sapatos e relaxe. Outro bom passeio é a Paineiras e suas cachoeiras. Para ser diferente, vá até Botafogo, suba o morro Dona Marta e curta do mirante da favela, uma das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro. Aproveite e conheça a famosa laje do Michael Jackson onde o cantor gravou o clipe e que após a sua morte foi homeageado com uma estátua no local.

Antes de deixar a cidade, beba uma cerveja gelada no Plebeu, em Botafogo, um dos bares mais tradicionais da cidade e siga seu caminho até o Santos Dummont ou Galeão.  

Um comentário:

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!