Translate this blog

17 de julho de 2012

Piazza del Popolo

Roma é famosa por suas piazzas ou praças. A Del Popolo é enorme e suntuosa. De sua fonte jorra uma água geladíssima, característica da cidade. No calor, todos se refrescam nas fontes, molhando pulsos, nucas, pés, e claro, subindo nos enormes leões que compõem esta fonte específica. No verão, muitos ônibus lotados de turistas passam pelo local, o que não atrapalha em nada a bela visão da praça. 

Atenção para os detalhes: do lado norte da praça há a Porta del Popolo, que leva para a Via Flaminia. Esta rua foi aberta em 220 A.C com o objetivo de ligar Roma a costa Adriática. Em 1589, o papa Cisto V moveu o enorme obelisco egípcio, originalmente colocado no Circus Maximus, para o centro da praça. E o obelisco é assustadoramente grande e bonito. São 23 metros de grandiosidade e opulência. 

Foi construído em 1.300 A.C e trazido a Roma pelo imperador Augustus. Sua construção foi uma forma de os romanos comemorarem a conquista do Egito. Em 1815 e 1816, Giuseppe Valadier redesenhou a praça adicionando as estátuas dos leões que adornam a fonte localizada ao pé do obelisco. Ele também adicionou os muros no entorno da praça, dando a Piazza del Popolo seu formato oval. Ande por ela toda, se molhe na fonte, suba pelas laterais e veja a praça de cima. Não deixe de visitar as igrejas gêmeas da Santa Maria dei Marcoli e a igreja do Montesanto, além da igreja de Santa Maria del Popolo

Uma dica: nas principais igrejas romanas é proibida a entrada de mulheres com ombros a mostra. Portanto, leve sempre um xale na bolsa, mesmo no calor. E se seu roteiro incluir muitas igrejas, coloque uma saia longa ou bermuda até o joelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!