Translate this blog

3 de julho de 2012

Um passeio por Copacabana

Ainda mantendo a linha Copacabana te ama, quando chegar a noite corra para o Le Blé Noir. A casa, de estilo francês, é uma delícia e vende um tipo de crepe dos deuses. ão há outros tipos de pratos, só crepes. Uma excelente opção para o suave inverno do Rio. 

O bairro é muito conhecido pela prostituição, pela cojunção de pessoas diferentes habitando o mesmo lugar, e o Blé Noir é um desses exemplos. Localizado na rua Xavier da Silveira, o restaurante é uma jóia, um pedaço da França em meio ao caos de uma rua movimentadíssima de Copa. 

Uma dica importante para quem visita o Rio: Copacabana tem três estações de metrô. Cantagalo, Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde. A mais recente, Cantagalo, é o melhor caminho para se chegar à Lagoa, por exemplo. Já na Siqueira Campos, você cairá no burburinho comercial do bairro. Na Cardeal Arcoverde, um ponto de interseção muito mais residencial.

Mas se você gosta de bater perna e estudar a fauna e a flora urbana das grandes cidads, corra para a esquina entre a Siqueira e a Figueiredo de Magalhães. Ali há sex shops, loja de velas, supermercados, lanchonetes, uma penca de bares, lojas de R$ 1,99, academias de dança, Yoga ... Mas tire um tempinho para conhecer a Adega Pérola (Rua Siqueira Campos 138, loja A), um dos bares mais tradicionais da cidade, eleito "Patrimônio Carioca". A Adega tem cerca de 50 acepipes dispostos em um balcão e todos deliciosos. A maioria, frutos do mar. A essência do pé-sujo carioca está lá. O polvo a vinagrete é maravilhoso e o chope, como sempre, muito bem tirado. 

                                                  

Logo em frente, há uma enorme galeria com uma centena de lojas de variados tipos. Os destaques são os antiquários e os brechós. Uma tarde por ali vale muito a pena se você gosta de garimpar objetivos vintage. 

Copacabana é fácil de entender. Há a Avenida Atlântica, a rua da praia. Entre ela e a Avenida Nossa Senhora de Copacabana (sentido Centro), há a Domingos Ferreira. O oposto da Nossa Senhora é a Barata Ribeiro (sentido Ipanema). Atrás dela, a Tonelero. Não tem erro. 

A variedade de ônibus é gigantesca. Mas fique atento ao sistema de paradas que agora respeitam as regras de BRS 1, 2 e 3. Antes de vir à cidade, acesse o site da Rio Ônibus e confira alguns itinerários básicos e, principalmente, os pontos de subida e descida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!