Translate this blog

18 de fevereiro de 2011

Padrão dos Descobrimentos

Saindo do Mosteiro dos Jerónimos siga em frente e logo, logo você verá o Padrão dos Descobrimentos. Na verdade você já viu o Padrão em alguma matéria sobre Lisboa. Esse é o ponto turístico mais tradicional da cidade, pano de fundo de qualquer imagem sobre o passado glorioso dos navegadores portugueses e de qualquer matéria sobre Lisboa. 

Para chegar até ele - saindo do Mosteiro - basta atravessar um lindo jardim, (que fica em frente ao Mosteiro), muito bem cuidado, que tem no chão pedras protuguesas (claro!) desenhando os signos do zodíaco e um chafariz muito interessante. Do outro lado do parque há uma passagem subterrânea que te levará ao Padrão.

Toda a grandiosidade do Padrão
dos Descobrimentos.

Foto: Nara Franco
Mesmo que você o tenha visto "trocentas" vezes na TV e em revistas, nada vai te preparar para o tamanho do edifício que Cottinelli Telmo esboçou e Leitão de Barros e Leopoldo de Almeida deram forma. Foi erguido em 1940 por ocasião da Exposição do Mundo Português 
 
O Padrão na verdade imita uma caravela ladeada por duas rampas que se reúnem na proa e onde se destaca, com 9 metros de altura, a figura do Infante D. Henrique, que segura nas mãos uma pequena caravela. Gi-gan-te. 

Ao longo das rampas encontram-se 16 figuras de cada lado representando todas as pessoas que compunham as expedições portuguesas. Há padres, soldados, pintores ... é muito interessante descobrir os detalhes de cada figura e ver como elas foram trabalhadas com precisão.

Dê um tempo no local e vislumbre o Rio Tejo, as pontes e o visual que chega até a Torre de Belém. Na beira do Rio há uma pista de corrida e ciclovia, onde - mesmo no frio - há muita gente se exercitando. Dica para as mulheres: prendam os cabelos porque o vento por lá é cruel. 

No chão, um pouco à frente da entrada do Padrão (lá dentro há um elevador que te leva ao topo do monumento por módicos 5 euros e um espaço para exposições), há uma Rosa-dos-Ventos, presente da República da África do Sul a Portugal, onde se vê num grande mapa todas as ex-colônias portuguesas e suas respectivas datas de descobrimento. Sugiro que seja visto de cima por sua amplitude. 
 
Atenção para os horários
de Maio a Setembro das 10h às 19h - todos os dias - últimas admissões: 18h30

de Outubro a Abril das 10h às 18h - de terça a domingo - últimas admissões: 17h30
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!