Translate this blog

8 de fevereiro de 2011

Sé de Lisboa

Lisboa não é uma cidade para ateus. Muito menos para aqueles que desdenham de santos. Lisboa é uma cidade com igrejas. Muitas igrejas e é inevitável não entrar nelas quando se visita qualquer lugar. Se não há uma igreja certamente terá uma capela e assim por diante. 

Lisboa tem igrejas de todos os tamanhos e cores, para todos os santos e santas. É um festival de contemplação católica que satisfaz qualquer paladar e anseio por uma boa prece. Como falei no post anterior, minha subida até o Castelo de S.Jorge foi surrealmente errada. Andei como moura para chegar no lugar onde os mouros foram colocados para correr. Irônico. No caminho, passei pela . Na subida, ávida pelo Castelo,  não entrei. E o dia ainda estava claro. 

Bola fora. Ao descer já estava escuro e entrei na Sé com ela já muito escura, quase mórbida. Ainda assim valeu. Para você, caro leitor, que deseja contemplar a Sé em seu esplendor, o melhor a fazer é se programar para visita-la antes de chegar ao Castelo. Preferencialmente pela manhã. O ideal é pegar a Rua da Madalena até chegar ao Largo da Madalena. Ali, é claro, há a Igreja da Madalena. Uma igreja simples, que vale uma visitinha rápida. Bem pertinho há uma loja de artesanato muito legal com ótimos presentinhos temáticos sobre Portugal. 

Para quem gosta de algo mais típico, os elétricos (aqueles bondinhos que circulam pela velha Lisboa) passam por ali direto. Os de número 12 e 28 podem ajudar no percurso porque dali em diante é só ladeira!

A Sé de Lisboa é linda. Monumental. Datada de 1147, é um dos símbolos da Reconquista cristã do território. Foi construída quando o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques, conquistou a cidade aos mouros, em 1147. No local existia uma mesquita muçulmana (informações do site www.visitportugal.com).  

Em termos de arquitetura, nasceu segundo o estilo românico da época, também presente na Sé de Coimbra, mas nos séculos seguintes sofreu transformações importantes em estilo gótico, em que se destaca o deambulatório (o que é isso?!?!?!), mandado construir por D. Afonso IV (1291-1357) para seu panteão familiar.

No interior, merece um olhar mais atento a capela de Bartolomeu Joanes, capela privada de um importante burguês da Lisboa medieval, e o claustro de planta irregular, uma obra inovadora no estilo gótico português mandado construir pelo rei D. Dinis (1261-1325).


Há ainda a pia batismal onde Santo Antônio teria sido batizado. Visita obrigatória. 


Serviço!
Endereço: Largo da Sé 1100
Igreja - 09h às 19h
Claustro: 10h às 18h (Verão); 10h às 17h (Inverno)

De metrô, a estação Baixa/Chiado está a 500 metros do local. Para chegar a ela, utilize as linhas azul ou verde. 
Entrada gratuita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!