Translate this blog

19 de fevereiro de 2011

Captivating charm of Lisbon

Dando um tempo nos meus relatos sobre Lisboa, fui buscar na web matérias que falassem sobre a cidade. Apesar desse blog ter minha cara e estilo, quero dar aos meus leitores muitas opções na hora de planejarem suas viagens. Não seria tão egoísta ao ponto de não colocar outras visões sobre a capital portuguesa. 

Ah! Também conto com a participação de vocês. Se você tem alguma dica para compartilhar com os amigos sobre Lisboa será muito bem vinda!

Continuando: o site Iol Travel foi conferir o charme lisboeta. O link, como sempre, está aí no título. Mas se você está com preguiça de ler, destaco aqui os pontos altos da matéria. 

Ai como sou boa! ;)

Pra começar: Lisboa é a segunda cidade mais visita da Europa. Só perde para Barcelona. Por ano, 10 milhões de turistas vão curtir às igrejas e "pastelarias" de Lisboa. Vale lembrar que nas pastelarias não há pastéis como conhecemos aqui, mas sim bolos, pastéis de Belém, tortas e doces que fazem seu colesterol aumentar só de olhar.

Mas o interessante dessa matéria é ver que o repórter, a princípio, não foi muito com a cara da cidade e logo no começo da reportagem enumera vários defeitos. Porém, no meio do texto, ele se pergunta porque sente saudade de uma cidade que ele achou desinteressante. 


"The charm of Lisbon (for me) is that it does not impose itself in the same way as great cities such as London, Paris, Berlin, New York or Singapore. Its influence is much more subtle and there’s something wonderfully refreshing about that".

Concordo. Lisboa é uma cidade sutil. Não te conquista de primeira, mas vai te pegando por detalhes bem interessantes. Ao longo da matéria - que não é daquelas tradicionais que dizem aonde ir, como e quando - o repórter deixa claro que optou por um passeio por lugares onde os turistas "tradicionais" não vão. Escolheu explorar a linha vermelha do Metrô da estação Saldanha até o ponto final, Oriente. O contraste entre esses dois lugares da cidade é gritante. Oriente, uma estação de metrô, trem e ônibus, tem o toque futurista do espanhol Calatrava, representa a Lisboa moderna, de grandes prédios e avenidas. Por lá há o Centro Comercial Vasco da Gama (Centro Comercial = Shopping Center) e o Parque das Nações.

Dois pontos que tratarei mais à frente, mas que adianto, chamam atenção pelo traço futurista que imprime à cidade. Já Saldanha é a Lisboa tradicional, antiga, de roupas nas janelas e vielas. 

No mais, amigos e amigas, sempre que der colocarei aqui fatos novos e inusitados de Lisboa. Espero que gostem da matéria.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!