Translate this blog

14 de fevereiro de 2011

Mosteiro dos Jerónimos

As ruas de Alfama deixaram marcas. No segundo dia em Lisboa acordei to-da dolorida.  Quando eu digo to-da é toda mesmo. Nem 2 mil metros de natação me deixaram tão quebrada. Vida que segue, né? Amigos e amigas ... não há academia de ginástica que te prepare para as "escadinhas" da capital portuguesa. Acreditem: elas são muitas. Mas como disse minha mãe, olhemos para o lado bom da coisa: você volta para o Brasil com panturrilhas e bumbum mais durinhos.  Sem falar que se come bem em Lisboa e gastar as calorias passeando é sempre bom. 

Encarei um Dorflex e parti para o outro lado da cidade. Meu destino era um trio de pontos turísticos obrigatórios: Mosteiro dos Jerónimos, Padrão dos Descobrimentos e Torre de Belém. Tipo assim ... TEM que ir. 

Da Baixa até Belém a melhor opção é o ônibus. São confortáveis, espaçosos e práticos. Mas atenção: em Lisboa não há cobradores nos ônibus. A passagem deve ser comprada nas casas lotéricas e você paga por viagem. É uma espécie de cartão magnético de papel, que os portugueses chamam de Títulos. Deixo aqui o link para que você pesquise e entenda melhor como funciona o Carris.

Não exagere na compra de passagens pois elas só tem validade de 24h. Acho quatro viagens um bom número e se você não usar uma, por exemplo, o prejuízo nem será tão grande. Na Praça da Figueira o ônibus 714 - Direção Outurela tem um ponto em frente ao mosteiro sabiamente chamado de Mosteiro dos Jerónimos. Outra opção - se você estiver saindo da Baixa (atenção!) - é a linha 15E - Direção Algés - Jardim.

#ficaadica
Se você mora no Rio de Janeiro vai achar o sistema de transporte de ônibus de Lisboa o paraíso no planeta Terra. Além de confortáveis, os coletivos saem e chegam em horários rigidamente marcados (que aparecem no Google Maps e nos pontos também!) e só param em seus pontos específicos. Não é necessário fazer sinal e nem se descabelar para que ele pare. Todos os pontos contam com mapas das linhas super explicativos (caso você se perca) e dentro dos carros há mapas também. Tudo é muito prático e objetivo. Os pontos são distribuídos por letras. Por exemplo, o 714 parte do ponto I. Na praça é só você procurar o ponto I (que fica entre o H e o J, dã!) e voilá .. ônibus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!