Translate this blog

8 de fevereiro de 2011

Gastronomia lusa

Ir a Lisboa e não comer bacalhau é como vir ao Rio de Janeiro e não beber um chope ou não ir à praia. Não preciso ficar enumerando aqui os inúmeros restaurantes tradicionais espalhados pela cidade. Seria um blog sem fim e chato pacas. Além do mais, não sou crítica gastronômica. Como de um tudo. 

Minha idéia aqui é dar um panorama do que acontece na cidade em termos de boa comida. Mesmo comendo de um tudo as vezes até sem critério, gosto de saber onde estou pisando. Ou melhor, onde estou comendo. Viajantes sofrem por ignorância. As vezes nos impressionamos com uma boa apresentação e acabamos por encarar uma comida ruim. 

Como apreciadora de um bom prato, leio e releio guias em busca de novidades. Da linha tradicional sugiro o Martinho da Arcada. Não fui; portanto, se for ruim podem me xingar. Por que indico então? Esse é um top 10 de indicações. Está em todos os guias, livros, revistas e jornais. Não fui por mero acaso, confesso.

É um dos locais mais emblemáticos de Lisboa e tem um "passaporte" importante na cidade: era frequentado por Fernando Pessoa. Fica na Rua da Prata, na Baixa/Chiado, e data de 1700. Mas se você prefere algo mais moderno, comida conceitual mesmo, eu recomendo o bistrô 100 Maneiras. Ambiente "phyno", mas de um conforto ímpar. Aconchegante. Por lá bebi um syrah de chorar e comi um queijo de cabra derretido com ervas que, sinceramente ... ai, ai ... 
 
Para que ninguém caia no "conto do vigário", deixo aqui o link para o guia Comer & Beber da revista Time Out dedicado à Lisboa. Pesquisem, leiam e arrisquem. A Time Out é uma revista super descolada e vira-mexe faz edições exclusivas sobre cidades importantes do mundo. 


Ah! E se você foi a Lisboa e comeu uma comida daquelas, mande a dica pro Bulhufas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!