Translate this blog

27 de junho de 2012

Porto

Como Portugal disse adeus hoje às finais da Eurocopa, decidi rumar para a Terrinha e falar um pouco do Porto, uma cidade muito simpática, pequena, porém belíssima, que, de trem, fica distante apenas duas horas de Lisboa. O Porto, acho que não preciso dizer, é a terra do vinho do Porto e lá não faltarão oportunidades para degusta-lo. 

O site de turismo da cidade é bem completo: http://www.portoturismo.pt. Dê uma boa vasculhada antes de ir à cidade. Apesar de conhecida e ser sempre uma segunda opção a quem vai a Portugal, o Porto é uma cidade pequena, que dorme cedo (pelo menos no inverno), almoça cedo e janta cedo. 

A melhor pedida na hora de chegar é descer na estação de trem do Largo de Campanha, que por si só é belíssima. De lá para o meu hotel (HF Tuela Porto) foram 14 minutos de táxi. A opção do Metrô, que no Porto é de tirar o chapéu e cair o queixo está bem próxima: logo ao lado da estação há o metrô Campanha. 

No primeiro dia fui conhecer a vizinhaça e seguir a dica de uma amiga de jantar no restaurante do Zé Ladrão, segundo ela "onde eu comeria um dos melhores bifes do mundo".

Foto: Nara Franco
Apesar do frio, peguei dias de sol e, como vocês podem ver pela foto ao lado, o céu da cidade é lindo de viver! Esse é um detalhe da Praça de Mousinho de Albuquerque, que fica em Massarelos. Meu hotel ficava a uns cinco minutos da praça, que além de muito bonita, era cercada pelas principais estações de metrô da cidade: Casa da Música e Carolina Michaelis. 

Um detalhe muito importante: o metrô do Porto tem horários bem rígidos. Portanto, as pessoas só aparecem na estação quando o trem está perto de chegar. Não estranhe se descer as escadas e dar de cara com uma estação vazia. Também não há catracas! Fato que me deixou boquiaberta. Moro no Brasil, né gente? Você compra o bilhete na máquina, valida em outro aparelho desses bem parecidos com o dos ônibus do Rio e desce para a estação. Desenvolvimento e civilidade, a gente vê por lá! São muitas as linhas e estações, mas o metrô é muito bem sinalizado. Sempre que você mudar de linha, revalidade o seu bilhete. Não me pergunte o que acontece se não validar pois não tive coragem de pagar esse mico. 

Como sempre, antes de viajar, dê uma olhada no site do Metrô do Porto, que é belíssimo em termos de design. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!