Translate this blog

14 de junho de 2012

Cemitério da Recoleta

É o tipo de passeio cheio de curiosidades, mas para poucos. Há quem não goste de conhecer a morada dos mortos locais. Eu gosto. E, vamos lá ... ir a Buenos Aires e não conhecer o Cemitério da Recoleta é como ir ao Rio de Janeiro e não conhecer o Pão de Açúcar. A visita é quase obrigatória. O lugar é lindo. Sério ... Muito lindo. E guarda histórias incríveis. 

Lá estão enterrados ex-presidentes, anônimos, intelectuais e ela, a grande diva argentina, Evita Perón. Não se assuste ao ver durante a visita um enterro. Sim. Ali são enterradas pessoas todos os dias como em todos os cemitérios do mundo. Por isso, há de se fazer a visita em silêncio e de forma respeitosa. A entrada é gratuita, mas guias espalhados entre os túmulos e parados na porta se oferecem para contar as histórias dos mortos mais famosos. Vale uma gorjeta de 2 pesos, por exemplo, para ouvir a incrível saga de Evita Perón, que contarei mais adiante. Ou entender o significado de uma estátua em um túmulo, por exemplo.

O cemitério foi inaugurado em 1822 e passou por duas grades reformas: em 1881 e 2003. Na entrada há uma placa indicando a localização dos túmulos mais famosos, mas ainda assim é difícil acha-los. O cemitério tem ruas estreitas, muitas, e é fácil se perder. Siga um guia e se deixe levar pelas histórias. Note que os caixões são colocados em espécies de mausoléus abertos, onde se vê a foto da pessoa, nome e data da morte. Alguns estão em bom estado e outros nem tanto. Em dias de sol, leve um chapéu, pois sombra é artigo raro por lá. 

Foto: Nara Franco
Os mausoléus são lindos. Os mais grandiosos, como o da foto ao lado, é de um ex-presidente argentino. Há visitas guiadas que podem ser agendadas por agências ou via site do cemitério. Se a maioria dos visitantes vai ao cemitério ver o túmulo de Evita, fica a dica: não fique restrito a Eva, pois seu mausoléo é coletivo, simples. Quando digo coletivo é porque lá estão suas irmãs e outros familiares. Dê um passeio pelas vielas e descubra escritores como Miguel Cané, Oliverio Girondo, atletas, artistas e heróis argentinos. 

O cemitério abre de segunda a domingo das 7h as 17h45. Logo a frente há um lindo parque que nos fins de semana recebe uma interessante feira de artesanato. Logo em frente há bares e restaurante, que são mais voltados para turistas, e alguns hotéis. Só os recomendo se a preguiça for grande ou em dias de muito frio. Caso contrário, siga em frente e explore o bairro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!