Translate this blog

10 de outubro de 2011

Fado, Pessoa e Santo Antônio

Muita coisa em Lisboa gira em torno desses três símbolos nacionais, que devem ganhar uma maior atenção do Governo no incremento da cidade como destino turístico. Ainda que a parte mais moderna da cidade - que venho abordando com o Parque das Nações - não nos remeta muito a esses três personagens, todos falam muito do que é Lisboa.

As casas de fado são muitas. Algumas verdadeiros caça-níqueis para turistas, outras abrem portas para os cantores amadores e algumas revelam o verdadeiro fado de Portugal, que é belíssimo. Encontra-se no Chiado e principalmente em Alfama o fado clássico. Programa obrigatório se você está em Lisboa. Não só porque o fado é como o samba para nós brasileiros, mas pela beleza da interpretação, pela força dos fadistas. 

Durante a Convenção Autárquica do PS Lisboa, subordinada este ano ao tema «Lisboa-Cidade Competitiva e inovadora», estes três elementos foram lembrados como fontes da identidade lisboeta que devem ser utilizados para projetar a cidade e o país internacionalmente. 

Fernando Pessoa merece de fato uma homenagem a sua altura. A casa de Fernando Pessoa é fraca, sem grandes atrativos, uma decepção. O poeta, citado infinitas vezes em bares, restaurantes, livrarias e lojas, tem que ter um símbolo que represente sua importância para para a literatura portuguesa. 

Já Santo Antônio .. bem .. enquanto houver mulheres querendo casar, Santo Antônio jamais será esquecido ... 

Para dar um toque especial a este post, um fado interpretado por Mariza, a atual diva do fado português. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!