Translate this blog

19 de setembro de 2011

Parque das Nações

Acordei cedo. Há dias nas férias em que temos que fazer esse sacrifício pois o passeio adiante compensa qualquer coisa. Segui para a estação do metrô rumo ao Oriente (linha vermelha). Um dia de lindo céu azul e um frio medonho. Depois da burrada do dia anterior, enfim vi o Parque das Nações em seu esplendor. 

Não pense no parque como um parque. Na verdade, são poucas as áreas verdes por ali. O que mais chama a atenção é a modernidade do lugar. Ali, como já disse em outros posts, Lisboa se transforma. O site é lindo e super completo, mas nele vocês não têm minhas impressões sobre o lugar, né?

A primeira atração do parque é a própria estação Oriente. Espere para vê-la à noite. Funciona 24 horas e é uma aula para arquitetos. Logo ao chegar ao parque, assim que sair do shopping, pare em um quiosque logo a sua frente e pegue os mapas para andar com mais propriedade pelo local. O parque é muito grande e requer um mínimo de planejamento. 

O segundo ponto de destaque é o Parque de Exposições, obras dos A. Barreiros Ferreira e A. França Dória. Anualmente o local recebe uma média de 40 eventos. Você passa ali pela frente, tira uma fotinha e está visto o prédio, que não chega a ser um prédio, mas um espaço para feiras, quase uma super tenda. 

Mas vai que o seu grande barato é a brisa do rio e barcos? Corre logo para a Marina do Parque das Nações. Dali e de quase toda a extensão do parque, vê-se o Tejo, azul, azul. Lindo. A marina recebe embarcações de até 25m e cruzeiros ou mega iates de até 230m.
É importante pólo de turismo náutico no Parque e da cidade de Lisboa. Funciona de 9h às 20h. Quando eu fui, ventava uma barbaridade, o que tornou o passeio meio chato, mas fiquei pensando em como seria agradável estar ali no verão. Quase não tinha barcos. Ah! Uma boa dica antes de ir ao parque é conferir o tempo. Com chuva o Parque é programa furado. Com muito frio também. Por isso, vá pela manhã e tire o dia para passear por lá. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!