Translate this blog

19 de setembro de 2011

E os grelos?

Prometi falar da bacalhau e fui para a cerveja. Nada assim tão distante, mas tinha esquecido o que me fez parar no prato típico de Portugal. Por lá, há muitas especialidades feitas com grelos. Se o seu marido for um desses piadistas frustrados, seu almoço vai ser um inferno. Ou se você tem aquele amigo meio bobão, casado com uma moça pudica (se é que elas ainda existem), mostrar as fotos da viagem e detalhar os pratos, vai ficar complicado. 

Mas é um prato típico poruguês. Então, prepare-se. Um grelo (ou o plural grelos) é um nome genérico para uma espécie de planta muito parecida com um nabo ou couve. É comestível enquanto está tenro (por favor, sem trocadilhos!). Quando a flor desabrocha o grelo endurece e já não é possível o seu consumo, pois não amolece quando cozido. 

Receitas de bacalhau com grelos têm muitas. Caso você não vá viajar por agora e queira trazer um pouco da terrinha para o Brasil, aqui vai um site que pode ajuda-lo: Petisco.com. Só não sei onde vende (e se vende) no Rio de Janeiro esse produto. Talvez na Cadeg aqui no Rio de Janeiro. 

Voltando um pouco ao bacalhau que comi: de chorar. A carne é macia, macia, macia. Uma delícia. Mesmo carregada no azeite e no alho, o sabor desmancha na boca. Um show. 

Saí do shopping feliz e voltei para o hotel cansada da aventura. Era hora de um banho quente e de planejar a visita ao Parque das Nações, um dos pontos turísticos mais disputados e bonitos de Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!