Translate this blog

24 de julho de 2011

Largo de Camões

O Chiado sob o olhar atento de Camões
Foto: Nara Franco
Já falei aqui da Rua Garrett, em Lisboa, que é o coração do Chiado. Volto a recomendar este local como destino aos viajantes. Destino para hospedagem, compras e gastronomia. Ali é o pólo cultural e intelectual da cidade, que mistura história e modernidade. A rua começa na Rua Nova do Almada e subindo, subindo, chega-se a esse largo aí do lado: Largo de Camões

Assim como Fernando Pessoa e Vasco da Gama, Camões recebe muitas homenagens por toda a cidade. Essa é uma das mais bonitas na minha opinião. Dei sorte por pegar um dia de frio, mas de céu azul e sol. Fui desbravar a parte Alta do Chiado começando por ali. 

Mas antes, no caminho, dê uma parada na Livraria Bertrand. Fundada em 1723, a Bertrand é hoje uma rede no país com mais de 50 filiais espalhadas em solo luso e na Espanha. Nela, escritores como Eça de Queiros, Antero de Quental e Ramalho Oritgão discutiam o futuro político e social de Portugal pelos idos de 1780. Um lugar histórico, certamente, que não despertará interesse assim em um olhar rápido. No entanto, caro leitor(a), se você é amante da boa literatura, vale uma paradinha ali para uma foto. 

Camões, do alto de seu monumento, diz "até" para o Chiado. Pois dele para frente, tudo se chama Bairro Alto, a região boêmia da cidade. 

Transporte público: linhas verde e azul na estação Chiado.

Posted by Picasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!