Translate this blog

24 de julho de 2011

Confeitaria Nacional

Preciso falar dos doces portugueses? Esta singela vitrine aí ao lado é só uma amostra das delícias portuguesas que visitantes e moradores podem saborear nas muitas opções à disposição. E põe muitas nisso!
Esta foto tirei no Largo do Camões, num quiosque simples, sem garçons, que servem para uma pausa entre um passeio e outro. Eles são bem comuns nas praças de Lisboa. 
Doces com ovo são os meus preferidos e lá em Lisboa, confesso, tive problemas para segurar o ímpeto de come-los todos e de uma vez. Reforço: Portugal não é país para dietas!
E por falar em delícias e gostosuras lusas, recomendo um chá quentinho com os melhores doces portugueses na Confeitaria Nacional (Praça da Figueira 18B). A praça em si já vale o passeio pois nela está a estação Rossio do metrô. Nela também desembocam as três principais ruas do Chiado. Ponto central do bairro. 
A confeitaria é linda, um prédio belíssimo. No site, cujo link está no título deste post, há toda a história do lugar que funciona há 175 anos e algumas fotos. As especialidades da confeitaria são: Bolo-Rei, bolinhos de amêndoas, bolinhos de ovos e bolos secos. O primeiro, o famoso Bolo-Rei, começou a ser produzido no país na própria confeitaria. A receita, segundo eles, é secreta e tem mais de 100 anos na família Castanheiro, fundadora do local. Uma de-lí-cia!
Ah! o que eles chamam de bolo seco ou sortidos são biscoitos amanteigados. Divinos. Na companhia de um cafezinho são irresistíveis. O salão de chá da casa foi recentemente reaberto e vale muito bancar elegante no salão da confeitaria e tomar um senhor chá da tarde. 
Há salgados também. Mas quem quer saber de pão e queijo quando se olha na vitrine os pastéis de Belém, os Travesseiros de Cintra (massa folhada em formato de travesseiro com recheio de doces de ovos com amêndoas), os Toucinhos do Céu, os Papos de Anjo (originários das ilhas dos Açõres), os Dom Rodrigo (doce confeccionado com fios de ovos e recheado com doce de amêndoa originário do Algarve) e o famoso Guardanapo?
É amigos .. depois de tudo isso, tem que andar muito, gastar muita energia, porque uma ida a Portugal pede extravagâncias gastronômicas.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!