Translate this blog

13 de abril de 2011

Cidade Alta

Saí do Café Nicola com a intenção de enfim conhecer a Rua Garrett com sol. Já tinha passado ali várias vezes, mas sempre à noite ou com dia nublado e invariavelmente meu passeio parava na estátua de Fernando Pessoa, que fica logo em frente à saída/entrada do Metrô, estação Chiado. Como fazia sol, o dia estava de um azul de chorar e o passeio era convidativo, fui subindo a Garrett até o Largo de Camões, que não por acaso tem uma estátua do escritor Luís de Camões gigantesca bem no centro. 

Uma coisa que aprendi em Lisboa é que os portugueses quando não está homenageando Vasco da Gama, estão falando de Camões ou de Fernando Pessoa. Cabral, coitado, acho que ficou em segundo plano por ter descoberto o Brasil. Mas tudo em Lisboa ou chama Camões ou Vasco. Um pouco menos em se tratando de Fernando Pessoa, que também é citado a cada dois restaurantes ou bar ou café. Todo café que se preze em Lisboa tem uma placa dizendo que em algum momento da vida Fernando Pessoa passou por ali. Pitoresco. 

Estando na praça, você já se encontra na parte Alta de Lisboa, o bairro boêmio e "indie" da cidade. Mas de manhã é igual a todos os outros. Minha idéia era caminhar até o Elevador da Bica e com ele chegar a parte baixa da cidade de novo. Por que? Daquela parte seria mais fácil chegar ao Cais do Sodré, meu próximo destino. 

#ficaadica
Eu com o Elevador de
Santa Justa ao fundo. 

Andar de funicular não vai ser sua maior emoção em Lisboa. O bonde de Santa Tereza, por exemplo, reserva vistas mais bonitas, por exemplo. Opte em conhecer o Elevador de Santa Justa se o tempo de viagem for curto. O Elevador da Bica é quase um plano inclinado que liga dois pontos sem muitas atrações. A passagem não é das mais baratas e o pitoresco do passeio, que dura poucos minutos, são aquelas casinhas com roupas penduradas na janela (que você vê aos montes na Baixa). 

Amiga Bebete, grande conhecedora de Lisboa, me confidenciou certa feita que não gostou de andar nesses funiculares. Ela, expert em mapas, sempre me ajuda na localização de ruas impossíveis. Em Lisboa, ela costuma dizer, é programa certo ir ao terraço do Santa Justa para uma boa foto panorâmica da cidade. 

Amiga Bebete sabe das coisas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!