Translate this blog

11 de abril de 2011

Carris

Autoretrato de meus pés cansados,
que optaram pelo transporte
público de Lisboa.

O sistema de transporte público de Lisboa é muito eficiente. No site da empresa Carris você pode até simular percursos e ver as melhores linhas para o seu passeio. O Google Maps também indica as linhas com os respectivos horários. O link do site da empresa está aí no título e recomendo muito que, antes de viajar, você olhe principalmente a questão das tarifas e da compra de bilhetes. 

A passagem não é comprada nos ônibus. Ah! Ônibus são chamados de autocarros e a passagem unitária custa 1,50 euro. Já os Eléctricos, que parecem com os bondes de Santa Tereza, são um pouco mais caros: 2,50 euros. O Carris também vende os bilhetes dos elevadores que ligam Cidade Alta e Baixa (como o Elevador de Santa Justa). 

Os bilhetes devem ser comprados em casas lotéricas, que se chamam Jogos Santa Casa e são facilmente reconhecidos por uma florzinha em placas. Vejam no site. Os atendentes nem sempre são solícitos para ensinar o sistema de compras dos "títulos". A moça no Rossio, por exemplo, falou comigo aos berros. Eu disse a ela que era brasileira e não surda. Não sei porque ao falar devagar as pessoas gritam como se fôssemos retardados. Enfim ...

Sugiro que você compre um título com pelo menos quatros viagens. Planeje bem porque elas só valem 24h. E ao entrar nos carros, valide o verde! Esse é o slogan que a empresa Carris lançou para que as pessoas passem o cartão no validador. Lá não há cobrador e você pode entrar pela porta lateral dos ônibus. Se você validar, ok. Se não, também ok. Mas pega mal, né?

O site é bem completo e vale a pena ver tudo antes de viajar. Mas fiquem tranquilos porque nos pontos de ônibus de Lisboa há mapas com todas as linhas e horários de chegada. Um deslumbre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!