Translate this blog

17 de dezembro de 2011

Top 10 Lisboa - Castelo e Mosteiro

Fim de ano chegando e todo mundo adora fazer uma lista para classificar qualquer coisa. Eu detesto listas. Mas, em se tratando de viagens, dependendo do tempo que você for ficar em um país, é bom selecionar bem os lugares a serem visitados. Fazendo uma baita arrumação na minha estante, achei o guia que usei durante a viagem para Lisboa. Chama-se "Top 10 Lisbon". Apesar do nome, garanto que é bem completo. 

Claro que ele não se chama "Top 10" por nada. Ele começa listando os 10 lugares imperdíveis da capital portuguesa. Foram eles que eu priorizei na hora de fazer os roteiros. 

A primeira dica é o Castelo de São Jorge

Lembram que eu demorei a vida para chegar lá? Pois bem. Essa aí do lado sou eu, exausta, contemplando Lisboa lá de cima. Tudo bem que eu queria mesmo era esticar minhas pernas depois de subir um sem número de ladeiras, mas já que eu estava ali tinha que aproveitar o lindo visual. Arrependo-me de não ter ido pela manhã, pois pela extensão do visual, com sol as fotos ficariam lindas. Mas foi o que deu, né?

Se você é devoto de São Jorge fique atento a uma imagem do santo, pequena, que fica logo na entrada do castelo, do lado de fora. Repare que São Jorge não está no cavalo e muito menos matando o dragão. Curioso. 

Na Torre de Ulisses há várias "janelas" onde se pode ver a cidade toda. Por lá, em 1779, foi colocado o primeiro observatório de Lisboa. A melhor coisa desse passeio é imaginar como viviam os reis e rainhas naquele tempo, naquelas paredes de pedra, grandiosas. Há até um fosso e você pode se sentir uma princesa ou um príncipe, vencendo distâncias para conhecer seu cavaleiro encantando ou tomar o trono. Importante: são muitas as escadas. Portanto, disposição!
                
                                                                  ****

A segunda recomendação do guia é o Mosteiro dos Jerónimos.  

Pra mim, o lugar mais bonito de Lisboa. Já falei dele aqui inúmeras vezes. Este é "o" passeio a ser feito. Até porque, logo ao lado, há os mais deliciosos pastéis de Belém do mundo! Na fotinha à direita a igreja do mosteiro e sua nave portentosa. Um lugar lindo. Como o Mosteiro é um dos pontos turísticos mais importantes de Lisboa, pense duas vezes antes de visita-lo nos fins de semana. Se for inevitável, encare os muitos grupos de estudantes e turistas que param por lá.

Este monastério foi construído no começo do século XVI por Diogo de Boytac e finalizado por Jerónimo de Ruão. Historiadores consideram a construção uma homenagem à expansão territorial de Portugal à época. Uma curiosidade: as tumbas de Dom Sebastião e do cardeal Dom Henrique estão lá. Porém a de Dom Sebastião está vazia, uma vez que nunca acharam seu corpo após a batalha de Alcácer-Quivir. Mas sobre Dom Sebastião falo no próximo post.

Interior do Mosteiro
Foto: Nara Franco



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!