Translate this blog

17 de dezembro de 2011

O mito de Dom Sebastião

Como Narinha também é cultura, este post será dedicado ao Mito de Dom Sebastião. Sempre ouvi meu pai falar nessa história e nunca entendi muito bem o porquê. Talvez por eles estudar tão profundamente a cultura da Bahia e pelo mito ter chegado até o nordeste do Brasil. Fui pesquisar para saber um pouco mais sobre o homem que gerou a lenda ou a lenda que gerou o homem. Nesse caso, acho que a ordem dos fatores não altera muito o resultado. Citei no último post que a tumba de Dom Sebastião está vazia. Você pode até visita-la no Mosteiro dos Jerónimos, mas saiba que dentro não há nada (até pelo tempo que já passou, né?). 

Mas porque então dar tanta importância a uma tumba vazia?

Dom Sebastião I de Portugal nasceu em 20 de janeiro de 1554. Foi o décimo sexto rei de Portugal. Neto de João III, herdou o trono com apenas 3 anos de idade. Sua avó, Catarina da Áustria segurou as pontas até o menino ter idade suficiente para assumir o reino. Na verdade, não considero que 14 anos seja idade suficiente para se tornar rei, mas naqueles tempos as coisas andavam um pouco mais rápidas que nos dias de hoje. 

Enquanto sua avó ditava as ordens, Portugal deu um freio em sua expansão territorial. Depois de conquistar Macau e Damão, a idéia era consolidar os territórios já sob domínio luso. Ataques piratas eram frequentes nas rotas para o Brasil e a Índia, por exemplo. Investiu-se muito no fortalecimento militar do país.


O jovem rei foi educado por jesuítas e virou um carola daqueles. Chato pra caramba. Nesse fervor religioso, fez muita besteira na África e acabou por entrar em uma guerra sem nenhuma experiência militar. Seu sonho era conquistar o Marrocos. Seu tio, Filipe II de Espanha, deixou o sobrinho na mão e se recusou a entrar na onda. Até adiou o casamento de uma de suas filhas com Sebastião.

Fez bem. O exército português desembarcou no Marrocos em 1578. Dom Sebastião já tinha 24 anos de idade. Na batalha de Alcácer-Quibir, os portugueses levaram uma coça e Dom Sebastião desapareceu ou morreu. Ninguém sabe. Seu sumiço foi um duro golpe para o povo português. Crescia o poderio espanhol no país. Em 1582, Filipe I de Portugal mandou transladar para o Mosteiros dos Jerónimos o suposto corpo do rei desaparecido. Há mais de 425 anos ninguém provou ser mesmo de Dom Sebastião os restos mortais que até hoje são visitados por milhares de turistas e portugueses. 

Mas você deve estar se perguntando ... o que diabos ele fez para se tornar um mito?

Não muita coisa na verdade, mas a idéia de trazer um corpo para a Portugal foi para dar fim a um movimento chamado "Sebastianismo". Com a morte de Dom Sebastião, o trono português ficou sem herdeiros legítimos. Portugal foi para as mãos da rama espanhola da casa de Habsburgo. O povo nunca aceitou a morte do rei e daí nasceu a lenda que Dom Sebastião estaria vivo apenas esperando o momento certo para voltar e retormar o reinado.Tornou-se o "rei dormente ou messias", tal como o Rei Artur na Inglaterra. 

Este movimento chegou até o Brasil, principalmente no século XX. Antônio Conselheiro empregou-o em seus discursos à população de Canudos. Segundo ele, Dom Sebastião iria retornar dos mortos para restaurar a monarquia no Brasil, atraindo assim a ira do recém-inaugurado governo republicano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!