Translate this blog

18 de dezembro de 2011

Top 10 Lisboa - Catedral e Museu Nacional de Arte Antiga

Saindo da história e voltando a realidade, retomo a lista dos 10 passeios essenciais a serem feitos em Lisboa. Recordando:

1. Castelo de São Jorge
2. Mosteiro dos Jerónimos
3. Catedral da Sé

Essa eu achei super fácil. E não tem como errar. Até porque ela é bem grande. Como já estava de noite, fico devendo boas fotos. Como esta é uma igreja bem escura por dentro não faça como eu e vá visita-la de manhã. Confesso que a noite dá até um certo medinho de andar por lá. A catedral foi construída logo após Dom Afonso Henriques tomar Lisboa dos Mouros em 1147. É um importante sítio arqueológico da cidade uma vez que passou por várias reformas e mudanças em sua estrutura. 

Para quem aprecia o estilo gótico, a capela de São Bartolomeu é imperdível. Ela foi construída por um rico comerciante da cidade em 1324. Há nela pinturas renascentitas interessantes. 

O ponto alto da visita pra mim foi a Fonte de Santo Antônio. Como devota, confesso que me emocionei. Reza a lenda que Fernando Martins Bulhões, o soldado português que se tornou um dos santos mais populares do mundo, foi batizado neste local. Na escola da catedral ele teria estudado. Por via das dúvidas, fiz o registro. 

Pia batismal de Santo Antonio
Foto: Nara Franco



                                                             
                                                             ****

A quarta dica do guia eu não conferi. Em quatro dias, não dá para fazer todos os passeios. Claro que privilegiei àqueles que tenho maior interesse. Pinturas nunca fizeram minha cabeça e, na escolha de onde ir e não ir, o Museu Nacional de Arte Antiga acabou de fora. Mas ainda assim posso passar umas dicas para vocês, não?

Este museu é uma espécie de galeria nacional de Lisboa. Como ele é muito grande vale a pena estudar as principais obras e programar a sua visita. Um erro comum em viagens é querer conhecer um grande museu em apenas uma visita. Fiz isso em NY, no Metropolitan. Tem uma hora que você fica tão cansado que não absorve mais nada. Portanto, escolha seus artistas ou pinturas favoritas e foque. No site é possível fazer uma visita virtual e ver o que está em exposição no momento, fora o acervo permanente. O guia destaca algumas obras essenciais, como:

- Adoração de São Vicente
Obra de 1740 de autoria de Nuno Gonçalves

- As tentações de Santo Antonio
Um enorme painel, considerado um dos grandes tesouros do museu
                 

- Santo Agostinho
Pintura do século XV de Piero della Francesca. Foi descoberta em 1946

Se você for a Lisboa em maio, visite o Museu à noite e curta a programação cultural variada do local, que conta com concertos e visitas guiadas. Além das pinturas, há esculturas, objetos em ouro prata pertencentes à realeza de Portugal, entre outros.

Serviço
Rua das Janelas Verdes 1249
Funciona de terça a domingo, sendo na terça das 14h às 18h e de quarta a domingo das 10h às 18h. 
Preço da entrada: 5 euros

Como chegar
De ônibus: 727, 713, 760 (parada na Rua das Janelas Verdes)
                1, 2, 28, 201, 714, 732 (parada na Av. 24 de Julho)
De bonde (os chamados eléctricos): 15, 18 (parada na Av. 24 de Julho)
                                                    25 (parada no Largo de Santos)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!