Translate this blog

16 de fevereiro de 2013

Praia do Madeiro, Pipa

Pipa é um vilarejo, ou melhor, um conjunto de praias localizado no município de Tibau do Sul, a 85km de Natal, no Rio Grande do Norte. Estive lá pela primeira vez em 2000 e, treze anos depois, encontrei Pipa bastante mudada.

Uma das minhas descobertas foi a Praia do Madeiro (foto). Mar agitado, golfinhos nadando entre os banhistas, surfistas e tranqüilidade. O acesso é feito pelo Mirante do Jegue. Não chamaria necessariamente de Mirante pois há uma densa vegetação na falésia da praia. Pouco se vê lá de cima. Na verdade, todas as praias de Pipa têm falésias. É uma característica do local.

A escada que leva à praia é enorme e cai direto na Barraca do Jegue. A espreguiçadeira com barraca sai por 7,50 por pessoa (os barraqueiros cobram em quase todas as praias). Há outras barracas, mas essa é a mais central.

O vento é constante, o mar é forte e com sorte, da areia, vê-se golfinhos brincando entre as ondas. Cuidado com o mar pois não há salva-vidas nas praias. O salvamento (quando necessário) é feito por surfistas e barraqueiros.

Para quem gosta de exercício, O Madeiro tem uma enorme extensão de areia, boa para uma caminhada. Tem também aluguel de caiaque, standup e aulas de surfe. Meia hora custa R$ 30.

Na barraca do Jegue pode se comer um bom queijo coalho grelhado ou iscas de peixe, além dos famosos caldinhos. Não falta aquela cerveja gelada e caipifrutas. E qual a diferença entre caipifrutas e caipiroska? A segunda é só de limão e vodka. Já a primeira pode ser de abacaxi, cajá, maracujá, morango, kiki ...

Para chegar ao Madeiro, pegue um táxi do Centro até lá. A corrida sai por R$ 15. Ou alugue uma bicicleta em uma das agencias de Pipa que promovem passeios pela cidade. Só não deixe de visitar a praia. Para voltar, há um ponto de táxi logo na subida e uma barraca também do jegue com chuveiro, sucos e redes para quem cansar da subida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!