Translate this blog

26 de novembro de 2011

Jardim do Campo Grande

Vamos dar uma escapada para além do centro de Lisboa e conhecer um pouco das áreas verdes da cidade. Um passeio bem legal é o Jardim do Campo Grande, localizado na freguesia de Campo Grande, ao norte de Lisboa. Este jardim situa-se em uma das antigas entradas da cidade e tem uma área de 15 hectares. Começou a ser construído em 1801, ao estilo do passeio romântico, segundo projeto do Conde de Linhares, após as ordens do Príncipe Regente D.João . 

O jardim era o Antigo Passeio Público no século XVI e naquela época era local de feiras, como a Feira do Campo Grande ou das Nozes que chegava a durar dois meses. Sua plantação foi  inspirada no estilo de Passeio Romântico e remonta ao século XIX, no reinado de D. Maria I. 

Em 1945, o arquiteto Francisco Keil do Amaral elaborou a primeira remodelação, com ampliação do jardim e introdução de novos equipamentos, sendo o mais significativo a Piscina do Campo Grande. Em 1979, foi construído na parte central o Centro Comercial Caleidoscópio. 

Lago do Jardim do Campo Grande
Este é um passeio para viajantes com tempo ou amantes da botânica. Ideal para dias quentes. Uma boa pedida é fazer ali um piquenique. No jardim há diversos exemplares de plantas, alguns bastante raros, como palmeiras das Canárias, pinheiros, eucaliptos, acácias, amoreiras de papel, figueiras, pimenteiras, tílias, incenso, jacarandá, grevídea, bordo e castanheira da índia vermelho, etc. 

Como chegar?
Saindo da Baixa, da Praça Dom Pedro IV, a melhor opção é o Metrô. Pegue a linha Verde, direção Telheiras e salte na estação Campo Grande. O tempo estimado do percurso é de 20 minutos. 

Não há linhas de ônibus. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!