Translate this blog

25 de novembro de 2011

Bica do Sapato e outras modernidades

Portugal vive dias conturbados devido a crise econômica européia, mas ainda é um ótimo destino para viagens. Lisboa acabou ser eleita a "Cidade Européia de 2012", prêmio concedido pela Academia de Urbanismo baseada em Londres. O que isso quer dizer?

A academia é um órgão independente, autônomo, composta por 500 pessoas de vários países. Todas elas, claro, envolvidas ou atuantes em questões ligadas a urbanismo e desenvolvimento de cidades. Lisboa concorreu com outras 14 cidades que foram visitadas pelos integrantes da Academia ao longo de todo o verão. A capital portuguesa se destacou pela ações em desenvolvimento sustentável e melhorias de seu equipamento urbano. 

De fato, Lisboa "resolve" muito bem questões históricas com o crescimento do turismo e das demandas de uma cidade moderna. A Baixa com seus castelos, roupas penduradas nas janelas e bondes mantém o ar nostálgico sem abrir mão da modernidade. Fato que algumas cidades brasileiras podiam aprender. 

E por falar em modernidades, confessarei aqui um dos grande arrependimentos de minha ida à Lisboa: não fui ao restaurante Bica do Sapato. Erro gravíssimo. Esse é um dos restaurantes mais badalados de Lisboa e tem como um de seus proprietários o ator John Malkovich. O site do restaurante já é um charme e passear por ele me dá um certa dorzinha no coração. Mesmo caro para os meus padrões, poderia ter feito um esforço. 

Mas não fiz e a vida continua. Indico aos amigos e amigas que me lêem aqui. Indico de olhos fechados pois, além de badalado, o Bica do Sapato é reconhecido pela ótima comida servida em suas dependências. Não façam como eu, hein? Corram para o Bica e depois em contem como foi.

;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!