Translate this blog

2 de agosto de 2011

Estação Oriente

Foto: Nara Franco



Todo turista tem um dia de extrema burrice durante uma viagem. Em geral, você come no pior restaurante pelo maior preço ou anda horrores para chegar a um lugar péssimo. O meu, claro, não poderia ter sido diferente. Saí do Museu do Azulejo toda crente. Meu próximo destino era o Parque das Nações, que no guia dizia ser assim .. impensável não ir. Pelo adiantado da hora imaginei que daria tempo. Afinal, o Parque era uma espécie de conglomerado de atividades. 

Depois de horas tentando entender qual ônibus pegar, subi no que achei ser o certo. Na verdade, era o certo. Mas o que eu andei. Nossa .. acho que peguei o pior circular de todos os tempos. Contei tantos pontos e ficava rezando para a bolota maior que dizia "Oriente" chegasse mais rápido. Por um lado, tentando ser bem otimista, passei por uma Lisboa que não vemos nos guias. Uma Lisboa sem paisagem, quase como uma Barra da Tijuca. Muitos prédios residenciais, pouco comércio, algumas escolas. Falando nelas, aguentei diversos adolescentes no ônibus. Fui compartilhando com eles seus cabelos estranhos e sotaque complicado para falar aos berros de assuntos passavam pelo professor, a aula, o tênis ... Portanto, amigos, evitem essa burrice. Do museu, voltem para o Centro ou explorem mais à região. Nada de cruzar a cidade. 

Resultado: cheguei ao parque por volta das 17h e encontrei tudo fechado. Sendo mais precisa, cheguei a Estação Oriente, essa aí da foto. Olhando para ela, que mais parece uma baleia, até que todo aquele trajeto não foi de todo ruim. A estação é linda, super moderna e enorme. É o ponto de confluência de toda a rede de transportes públicos que serve à zona oriental da cidade. Dali partem ônibus, trens e táxis, para todos os lados e direções. 

Shopping Vasco da Gama
Foto: Nara Franco
Pela arquitetura da estação, projetada pelo espanhol Santiago Calatrava e inaugurada em 1998, você logo vai notar que não está mais naquela Lisboa dos panos pendurados nas janelas e ladeiras. Essa é a parte moderna de Lisboa, com arranha-céus e auto-estradas. Saindo da estação você dá de cara com o Shopping Vasco da Gama e logo atrás dele está o famoso Parque das Nações. 

A revitalização do local se deu justamente pela construção do Parque e de um evento chamado Expo98. Mas deles falaremos adiante.

#ficaadica

Do Rossio, por exemplo, até o Parque das Nações não tem erro: pegue a linha vermelha e salte na estação Oriente. Isso se estivermos falando do Metrô. Viajando para Sintra ou Porto há também uma parada por lá. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!