Translate this blog

1 de agosto de 2011

Capela dita de D. Leonor

Voltando ao Museu Nacional do Azulejo depois de alguns posts onde falei de detalhes do Rossio, quero indicar especificamente uma visita a Capela Dita de D.Leonor ou Convento da Madre de Deus. Mesmo que você não curta azulejos, vale pagar e entrar para ver esse tesouro.

Um pouco de história: a fundação do Convento da Madre de Deus, no sítio de Xabregas, ficou a dever-se à vontade da Rainha D. Leonor (1458-1525) em construir um mosteiro dedicado, na sua origem, a Nossa Senhora dos Prazeres, para albergar freiras clarissas. 


Do traçado original do primeiro edifício do convento da Madre de Deus, permaneceu, no interior, uma sala com teto de alfarge (termo árabe que designa teto de madeira lavrado) emoldurado por um cordão.

D. Leonor fundou, em 1509, este conjunto monástico que pertencia à Casa da Rainha.
D. João III ordenou uma segunda remodelação, incumbindo o arquiteto Diogo de Torralva  uma nova igreja de maiores dimensões (1550), correspondente à atual, convertendo-se a velha igreja em Casa do Capítulo. Estas obras arrastaram-se até finais do século XVI.


O lugar é pequeno, mas lindo. Há altares como esse da foto, onde vemos Santo Antonio, misturando elementos barrocos emoldurados por grandes painéis de azulejo. Simplesmente deslumbrante. Durante o século XVII, a nave e a capela-mor foram decoradas por vários pintores, entre os quais se inclui André Gonçalves, autor de várias telas e também da pintura a óleo sobre tela do arco triunfal.

Entre 1698 e 1707, os pintores holandeses Jan van Oort e Willem van der Kloet produziram os painéis de azulejo da nave e da capela-mor. Fortemente danificado pelo terramoto de 1755, o altar-mor foi redesenhado por Felix Adauto da Cunha, conforme encomenda do rei D. José I.

Mesmo que tudo seja irrelevante diante da beleza do lugar, o importante é se deixar levar pelo clima silencioso do local, que mistura pintura, azulejos, trabalhos em madeira. Tudo de extremos bom gosto. Fim do passeio é hora de saborear um café ou comprar um mimo na loja de souvernir do museu, cujos preços são um pouco salgados. 



Source: [http://www.museumwnf.org/baroqueart/database_item.php?id=monument;BAR;pt;Mon11;2;pt&cp
]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!