Translate this blog

21 de março de 2014

O Arco do Triunfo e a Marselhesa

Tenho uma certa queda por museus e locais que falam das duas grandes guerras. Principalmente da Segunda Guerra Mundial. Acho muito bonito a maneira como os Europeus homenageiam àqueles que deram a vida pela pátria. Por isso uma certa fascinação pelo Arco do Triunfo. 

Foto: Nara Franco
Fui pesquisar curiosidades sobre o local e descobri que Napoleão Bonaparte, morto em 1821, mesmo tendo mandado construí-lo não viveu o suficiente para vê-lo pronto. Projetado pelo arquiteto Jean-Françoise-Thérèse Chalgrin, o arco tem 50 metros de altura e 45 metros de largura. 

Napoleão, cujo ego conhecemos bem, decidiu construí-lo para glorificar seus exércitos. A ideia era copiar arcos triunfais que os romanos construíam, ainda na Antiguidade, para comemorar as vitórias de seus generais. Jean Chalgrin copiou várias características do arco de outro monumento de Paris, a Porte St-Denis, edificada entre 1671 e 1674. 

Mas o melhor do monumento você pode apreciar em cada um dos seus quatro pilares: o Triunfo da Paz, a Resistência e a Marselhesa. Esta última tem um detalhe magnífico dentro do museu do arco. É uma escultura belíssima que pode ser vista na foto (distante) ao lado direito. Não à toa, é o hino francês. 

Um pouco de história
Na noite do dia 25 para o dia 26 de abril de 1792, um jovem oficial de 31 anos de idade, Claude Joseph Rouget de Lisle, compõe uma canção de guerra para incentivar a coragem e a bravura das tropas francesas em plena guerra contra a Áustria. Na época, ele fazia parte de um batalhão em Estrasburgo cujo nome era bastante significativo: “Os filhos da pátria”.

Em um mês, a obra torna-se conhecida em todo o território francês e chega a Paris em julho de 1792, sendo entoada pelos marselheses, defensores da pátria em perigo. Em algumas semanas, o hino ganhou o título de A Marselhesa. Seu êxito foi tão grande que recebeu o título de canto nacional em 14 de julho de 1795.



Foto: Nara Franco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!