Translate this blog

12 de setembro de 2012

Fontana di Trevi

 

Quis começar esse post com uma das cenas mais famosas do cinema. Em "La Dolce Vita", a atriz Anita Ekberg entra na fonte e chama de forma muito sensual Marcelo Mastroiani para sua aventura. Isso fez da Fonte um dos pontos turísticos mais visitados de Roma. E de fato, ela é linda. Muito linda. E muito lotada de todos os tipos de pessoas possíveis, jogando moedas e fazendo pedidos. O local é cheio para caramba e todo cuidado com os batedores de carteira é pouco. 

Fui visita-la durante o dia, mas uma amiga me disse que à noite ela é ainda mais bonita. Como tudo em Roma, a Fontana é monumental. Tem 26 metros de altura e 20 de largura.
Situava-se no cruzamento de três estradas (tre vie), marcando o ponto final do Acqua Vergine, um dos mais antigos aquedutos que abasteciam a cidade. Segundo a Wikipedia, no ano de 19 a.C., supostamente ajudados por uma virgem, técnicos romanos localizaram uma fonte de água pura a pouco mais de 22 quilômetros da cidade (cena representada em escultura na própria fonte, atualmente). A água desta fonte foi levada pelo menor aqueduto de Roma, diretamente para os banheiros de Marco Vipsânio Agripa e serviu a cidade por mais de 400 anos.

O antigo costume romano de erguer uma bela fonte ao final de um aqueduto que conduzia a água para a cidade foi reavivado no século XV, com o Renascimento. Em 1453, o Papa Nicolau V, determinou que fosse consertado o aqueduto de Acqua Vergine, construindo ao seu final um simples receptáculo para receber a água, num projeto feito pelo arquiteto humanista Leon Battista Alberti.
 
Foto: Nara Franco
A Fonte está bem no meio de Roma. Do Pantheon, por exemplo, dá para ir a pé. Pegando a Via di Pietra. De metrô, é só descer na estação Barberini/Fontana di Trevi. O monumento está em obra. Algumas peças decorativas caíram recentemente, uma vez que a obra não passava por uma grande reforma há 20 anos. Diz a tradição que turistas que atiram uma moeda na fonte têm garantia de voltar a Roma um dia. Por via das dúvidas, joguei logo duas.

Confesso que a quantidade de pessoas lá me deu uma certa agonia. Depois das fotos tradicionais, parti para o que Roma tem de melhor: os sorvetes. Il Gelato de San Crispino é a melhor sorveteria de Roma. Não passe muito rápido porque é uma portinha perdida entre os muitos bares, lojas e restaurantes do lugar. Anotem o endereço: Fontana di Trevi, Piazza di Trevi, 00187. 

Pedi o sabor pistache e chorei de alegria ao botar na boca algo tão macio e tão gostoso. É muuuuuuito bom!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!