Translate this blog

2 de março de 2011

Pastéis de Belém

Portugal não é um país para quem está de dieta. Por mais que se tente, é impossível virar o rosto às tentações que pipocam a todo instante em padarias repletas de doces e guloseimas em suas vitrines. Eu, amante de doces com ovos, tive que sugerar ímpetos e vontades para não ceder a cada docinho pós-almoço ou jantar. A vantagem é que com tantas escadinhas e ladeiras, Lisboa é quase uma academia a céu aberto, onde o que se come, se gasta. 

Dizer o que, né?
Mas é impensável ir a Lisboa e não comer Pastéis de Belém. E nem pense em comer UM pastel. Coma quantos puder e aguentar porque eles são ma-ra-vi-lho-sos. Divinos. De comer rezando um Pai Nosso inteiro. Claro que há outros muitos doces como Toucinho do Céu, Barriguinhas de Freira, Quindins, Guardanapos (é um doce!), tortas maravilhosas, brôas ... 

É de perder o fôlego mesmo. No entanto, o doce mais famoso, que os portugueses comem como lanche da tarde acompanhado de um café ou chá, é o Pastel de Belém. Desde 1837, a Pastéis de Belém (Rua de Belém nº84 a 92) coloca nos estabelecimentos comerciais lisboetas dezenas, centenas e milhares de docinhos para deleite de turistas e "nativos". 

Há também quem se arrisque a sentar no local e apreciar o doce "in loco". Ou mesmo no balcão. Sugiro que você sente sem pressa, beba um chá ou café com leite e peça ao menos dois. Cada um custa 90 cêntimos. O local tem clima de casa para turista, mas não se deixe impressionar. É coisa de turista mesmo. Deixe a vergonha de lado, tire fotos, faça a festa pois esse passeio é como sentar em um bom boteco carioca e beber um chope.
Além de misto de lanchonete e padaria, a Pastéis de Belém é também a fábrica onde os doces são produzidos. No site, cujo link está no título, há um vídeo onde se vê como são fabricados os pastéis. Os números são impressionantes: ali são produzidos todos os dias aproximadamente 30 mil pastéis, que abastecem diversos pontos da cidade. 

Acessando o site há a história do doce que surgiu ali do lado no Mosteiro dos Jerónimos. Se o estômago ainda aguentar, prove o Bolo Inglês ou o Bolo Rei - outro carro-chefe da casa. 

4 comentários:

  1. Você chegou a comer os pastéis em outros lugares? Dizem que só os da Rua Belém são realmente os de Belém, com toda sua pompa e circunstância. Vontade de comê-los à vontade, porque eu sou ruim demais e não engordo! :P

    ResponderExcluir
  2. Kano,
    na verdade a loja de Belém fornece para quase todas as lojas de Belém. Comer lá é mais simpático, digamos, mas o local em si não é o mais relevante. Importante mesmo é come-lo!

    ResponderExcluir
  3. Ops .. fornece para quase todas as lojas de Lisboa. ;-)

    ResponderExcluir
  4. Nara, achei seu blog fuçando o Bulhufas! inacreditavel, porque vou pra Lisboa no ano que vem!!! Obrigada desde já. beijos!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui sua sugestão, foto, comentário ou dica de viagem!