No meu último dia em Lisboa o que fazer?
Em geral, ficamos cansados, já visitamos os principais pontos turísticos da cidade e já estamos a procura de novidades. Neste dia, prester a ir ao Porto, desisti de ir a Óbidos e fui conhecer o Campo de Ourique. Não fui. Deu preguiça. Preferi conhecer a Casa Fernando Pessoa. Andei muito. Estava num dia meio tonta, sei lá. Na verdade essa parte de Lisboa é muito residencial e você acaba ficando sem referência.
Chegando à casa descobri que estava no Campo de Ourique! Achava eu que o tal campo era um lugar específico quando me dei conta que o campo é um bairro enorme. Uma das atrações é a casa. Que por fora é linda, linda, com trechos de textos de Pessoa pintados na fachada.
Inaugurada em Novembro de 1993, a Casa Fernando Pessoa foi concebida pela Câmara Municipal de Lisboa como um centro cultural destinado a homenagear Fernando Pessoa e a sua memória na cidade onde viveu e no bairro onde passou os seus últimos quinze anos de vida, Campo de Ourique.
A casa é simples. Não espera grandes exposições ou materiais sobre o escritor.
É um pequeno centro cultural que, de certa forma, frustra o visitante. Mas, para os amantes das letras, sempre vale a pena saber um pouco mais sobre a vida de Pessoa. Funciona de segunda a sexta das 10h as 18h e tem entrada gratuita.
Endereço:
Rua Coelho da Rocha, 16
Campo de Ourique
1250-088 Lisboa
Tel.: +351 213 913 270
E-mail: cfp@cm-lisboa.pt
A programação pode ser conferida no site e pode ser uma boa opção de programa.